domingo, 28 de julho de 2013

CAMPEONATO MUNDIAL DE NATACÃO - BARCELONA 2013

INICIO DE MUNDIAL com excelentes resultados.

NICHOLAS E CIELO NO RUMO DO PÓDIO
Satiro Sodré/SSPress

Felipe Lima. 15º Campeonato Mundial de Esportes Aquaticos no Palau Sant Jordi. 28 de julho de 2013, Barcelona, Espanha. Foto: Satiro Sodre/SSPress
ESPANHA, 28/07/2013 17:08
Swim It Up! Clipping, CBDA
Esta notícia foi reproduzida para fins didáticos. Caso disponível, veja link no final desta página para ver o texto original.
Eliana Alves/ Souza Santos
Eles prometeram e cumpriram. Nicholas Santos (22s81) e Cesar Cielo (22s86) , que nas eliminatórias ficaram em discretos 11º e 8º lugares, respectivamente, nadaram feito gente grande na parte da tarde e estão com o primeiro e o segundo tempo para a final dos 50m borboleta, que acontece a partir das 13h (de Brasília), desta segunda-feira, 29/07, e podem fazer a terceira dobradinha do Brasil em Barcelona.
- Estava esperando sim. Acho que ainda tem um pouquinho de melhora. Na saída acabei vacilando e a chegada não foi aquela chegada na parede. Espero que a gente mantenha esse um e dois, mas amanhã não pode vacilar. Acho que são 16 centésimos entre o primeiro e o sétimo (nota: na verdade, esta diferença é entre o primeiro e o quinto, que atingiu 22s97). Vai ter que ser uma prova técnica e aquela chegada na parede. Vai ser o dia de tirar a prova perfeita. Vai ser aquela chegada Phelps- Cavic em 2008 ou Le Clos-Phelps em 2012. Vai chegar todo mundo junto e quem chegar mais forte vai levar a prova. Fiquei surpreso com os dois da minha série que são novos, tem 18, 19 anos e com o Busquet. Quem fez 22 segundos colocou na cabeça que pode ganhar a prova sim, porque está todo mundo muito perto. É legal que não é uma rivalidade só entre a gente, mas em nível mundial. Espero que a gente não consiga fazer essa dobradinha só no Maria Lenk (Troféu Maria Lenk), mas aqui também – declarou Cielo.
Nicholas concorda que a final está muito forte.
- Consegui nadar um pouquinho mais rápido agora. Muita gente nadando pra 22s e quem estiver com a cabeça mais tranquila e encaixar melhor a prova, leva o pódio. Meu objetivo é baixar mais, nadar para 22s6. Acho que dá pra torcer por uma dobradinha sim – disse Nicholas.
Felipe Lima será o outro brasileiro na final do segundo dia no Palau Sant Jordi. Ele ficou com o quinto tempo das semifinais nos 100m peito, finalmente quebrando a barreira do minuto (59s84). João Júnior (1m00s40) terminou no 14º posto e não passou à decisão.
- Classificado para a final. Mais um degrau vencido. Amanhã é outra prova. Amanhã é chegar e lutar por isso, por medalha. Está todo mundo próximo. Cada prova é diferente de outra e você tem que estar preparado para o que vier. Estou bem preparado, bem treinado e sei que vou conseguir um excelente resultado amanhã – disse Felipe.
João Júnior disse que vai se recuperar para nadar bem os 50 metros do mesmo estilo.
- Na hora da largada eu não saí tão bem. É uma semifinal, entre os melhores do mundo e é meio pesado ainda, mas agora é botar a cabeça no lugar para nadar bem os 50 ainda – explicou.
Daynara de Paula melhorou o tempo na semifinal para 59s04, mas continuou com o mesmo 15º lugar.
- Tentei fazer os primeiros 50m segurando para voltar forte, mas foi bom. Pensei que fosse pegar a final, mas tudo bem. Fiz muita força, dei o máximo e é isso que importa. Fiquei um ano e meio mudando muito de técnico e de clube. Acho que faltou mais um pouco de carga de treino – explicou Daynara.
O revezamento 4x100m livre do Brasil com Nicolas Oliveira (48s72), Fernando Ernesto (48s98), Vinícius Waked (49s19) e Marcelo Chierighini (47s56) ficou com o sétimo lugar na final pelo tempo de 3m14s45.
- Há quatro anos o Brasil não entra nesta final e isso foi importante. É um revezamento novo que precisa ainda se entrosar. Foi muito legal ser o revezamento mais rápido depois de abolidos os trajes, e até 2016 vamos estar muito bem – disse Chierighini.
Festa em Bleu, blanc et ruge (Azul, branco e vermelho). A França de Yannick Agnel, Florent Manaudou, Fabien Gilot e Jeremy Stravius venceu a disputa (3m11s18) pela primeira vez na história dos Mundiais da FINA e ainda por cima no confronto direto com os americanos Nathan Adrian, Ryan Lochte, Anthony Ervin e James Feigen (3m11s42). O bronze foi para os russos Andrey Grechin, Nikita Lobintsev, Vladmir Morozov e Danila Izotov (3m11s44).
O Brasil participa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos esportes aquáticos – ainda Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal, Ministério do Esporte.
Finais e Semifinais – 28/07
Finais
7º Nicolas Oliveira, Fernando Ernesto, Vinícius Waked e Marcelo Chierighini – 3m14s45
Semifinais
1º Nicholas Santos – 50m borboleta – 22s81 (Finalista)
2º Cesar Cielo – 50m borboleta – 22s86 (Finalista)
5º Felipe Lima – 100m peito – 59s84 (Finalista)
14º João Gomes Jr – 100m peito – 1m00s40
15º Daynara de Paula – 100m borboleta

Nenhum comentário: